Autorização prévia
Para documentar qualquer mudança de características diferente das originais em um veículo ou em caso de conserto após acidente de transito (sinistro média monta), para regularizar a documentação é necessário que seja feita a Inspeção de Segurança Veicular em uma empresa ITL - Instituição Técnica Licenciada pelo INMETRO onde, será emitido o CSV - Certificado de Segurança Veicular ou Laudo do INMETRO como é popularmente chamado.
Esse inspeção vai garantir que o veiculo esteja apto a rodagem com segurança em vias públicas terrestres em todo território nacional.
Recuperação de Sinistro - Média Monta ou (Grande Monta em caso de reclassificação)
Todos os veículos envolvidos em acidente de trânsito que tem seu documento bloqueado administrativamente pelo Detran por força de B.O.A.T - Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito ou que tenham sido adquiridos em leilão como média monta, devem após reparados solicitar a autorização prévia ao Detran para que possam ir a ITL de sua preferência para ter seu veículo inspecionado e emito o laudo CSV.
Alteração / Modificação de Características
-
Troca de carroçaria,
-
Capacidade de Passageiros ou Carga,
-
Alteração de Combustível,
-
Alteração na Suspensão, aumento de Potência ou alteração no Sistema de Iluminação
-
Inclusão de Blindagem
-
Alteração para Trailer "Food Truck" ou Motor-Casa, entre outras...
GNV - Instalação, Renovação ou Retirada
Todos os veículos que possuem GNV precisam passar anualmente na inspeção do INMETRO para ter seu CSV e conseguir renovar o licenciamento.
Documentação necessária para solicitar a autorização prévia
Você pode regularizar a situação do sinistro do seu veículo pelo Trancinha Despachante, mesmo você sendo de outra cidade ou estado, desde que seu veículo esteja registrado em São Paulo. Basta nos enviar por e-mail ou whatsapp os documentos necessários estão listados abaixo
São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Paraná
Certificado de Registro Veicular - CRV
Cópia simples
O prazo para envio da autorização é de 1 à 3 dias.
Importante!
Para o envio via e-mail ou whatsapp é necessário que a documentação seja digitalizada de preferência em um aparelho de scanner ou impressora multifuncional, a digitalização também pode ser feita pelo celular através de algum aplicativo próprio para isso, nós sugerimos o CamScanner.
Evite nos enviar fotos dos documentos pois nós precisaremos imprimir e enviar ao Detran/SP uma cópia fiel e colorida dos documentos solicitados. Documentos ilegíveis podem acarretar em processos devolvidos e atrasos na liberação do bloqueio.
Juntada essa documentação e caso não tenha declaração com reconhecimento de firma, o interessado pode mandar tudo pelo e-mail aqui ou pelo whatsapp clicando aqui, sem a necessidade de gastar com correios.
O prazo para a liberação do bloqueio é de até 2 dias.