CAC - Caçador,  Atirador,  Colecionador
CR - Transporte de Armas

CR - CAC?

Certificado de Registro - CR é um documento emitido junto ao Exército Brasileiro que dá o ​direito ao cidadão de exercer atividades de Caça, Tiro Desportivo e Coleção de armas. O CR é emitido na categoria CAC - Caçador, Atirador e Colecionador.

CAC é um porte de armas, posso andar armado com ele?

Não, o CR permite a realização de atividades relacionadas à caça, tiro desportivo e colecionismo e não de defesa pessoal. Entretanto, a defesa é justificada quando o CAC precisa defender a sua vida e o seu acervo durante o trajeto para suas atividades. Para fins específicos de defesa pessoal, você deve obter uma licença de Posse ou Porte de Arma de Fogo na Polícia Federal.

É importante lembrar que durantes o trajeto para suas atividades, o CAC precisa conduzir as armas descarregadas e em separado de suas munições. A exceção se dá por conta de uma arma de porte (revólver ou pistola), que pode estar carregada e a pronto uso.

O cidadão que for flagrado descumprindo as orientações ou estiver utilizando uma arma de forma indevida, está sujeito a processo administrativo e criminal, perda do CR e de todas as suas armas.

Qual a diferença entre CAC, Porte e Posse de armas?

A diferença entre esses documentos é bem grande e precisa ser bem clara, pois, caso você seja flagrado armado sem a documentação correta poderá sofrer processo administrativo e até ser preso e responder um processo criminal.
 

  • CR - CAC: Certificado emitido e controlado pelo Exercito Brasileiro, tem por finalidade apenas autorizar a compra de carmas e munições no caso de colecionadores e nos casos de atiradores e caçadores ele autoriza o uso da arma em ambiente controlado como clubes e estandes de tiro ou em local liberado para caça pelo IBAMA.
     

  • Porte de Armas: Emitido pela Polícia Federal é um documento mais restrito que autoriza o cidadão andar armado, porém para ter acesso é preciso provar efetiva necessidade.
     

  • Posse de Armas: Emitido pela Polícia Federal é um documento que autoriza o cidade ter uma arma dentro de sua propriedade fixa, seja sua residencia ou empresa.

Observação: O interessado em ter Porte, Posse de armas ou CR - Caçador e Atirador precisa comprovar aptidão técnica psicológica e de manuseio de armas através de laudo emitido por psicólogo e instrutor de tiro devidamente credenciados na Policia Federal.

CERTIFICADO

Qual documentação necessária para

Tirar o CR - CAC em meu nome?

Você pode regularizar toda a situação do seu CR pelo Trancinha Despachante, mesmo você sendo de outra cidade, desde que seu endereço seja no estado de São Paulo. Nós cuidamos de todo o procedimento no exército e acompanhamento do processo, tudo de forma online e por correios, você não precisa sair de casa. 

!ATENÇÃO!

Para que o CR seja emitido o interessado não pode ter pendências com as justiças Federal, Estadual, Municipal e Eleitoral.

O interessado precisará juntar a documentação abaixo para enviarmos ao Exército Brasileiro, vamos ver o passo a passo:

 

  1. Atestado de Aptidão Psicológica para Manuseio de Arma de Fogo
    atestado original, deve ser expedido por psicólogo registrado no respectivo conselho de classe e credenciado a Polícia Federal.

    - clique aqui para ver a lista de psicólogos credenciados pela PF

     

  2. Comprovante de Capacidade Técnica para Manuseio de Arma de Fogo
    atestado original, deve ser expedido por instrutor de armamento e tiro - IAT devidamente credenciado pela Polícia Federal.

    - clique aqui para ver a lista de instrutores credenciados pela PF

     

  3. Comprovante de Afiliação a Entidade de Tiro Desportivo e Caça
    isento no caso de cac só para colecionadores

     

  4. Comprovante de Ocupação Lícita
    serão considerados:

    • Carteira de Trabalho - CTPS;

    • Contrato de Trabalho com firma reconhecida;

    • Decore;

    • Carteira Funcional ou de órgão de classe acompanhada de comprovação de exercício;

    • Holerite ou Contra-cheque;

    • Contrato Social de Empresa CCMEI;

    • Comprovante de EIRELI​

Enquanto junta a documentação acima, o interessado pode nos enviar através de e-mail ou whatsapp clicando aqui os documentos abaixo relacionados para adiantarmos alguns preenchimentos e retirada de certidões.
 

  • Comprovante de Endereço

    cópia simples: água, energia, internet, gás, IPTU, contrato de locação ou correspondência bancária emitidos a menos de 90 dias.
     

  • RG e CNH

    cópia simples, no caso do RG ele não pode ter data de emissão maior que
    10 anos.

     

  1. Assim que recebida a documentação nós enviaremos através de e-mail ao interessado 4 documentos que precisam ser reconhecidos firma em cartório por autenticidade. São eles:​​​​​​​

     

    • Requerimento de Concessão;

    • Declaração de Idoneidade;

    • Declaração de Segurança do Acervo;

    • Procuração Específica para movimentação do processo no Exército.

      Observação: todos os requerimentos acima precisam ser reconhecidos
      firma por autenticidade

       

  2. Após firmados os documentos o interessado deve juntar todas a documentação e nos mandar os originais via correios para que sejam anexados ao processo físico.

  3. o CR é um documento digital onde consta um QR code para verificação online de sua veracidade, ela será enviada ao interessado através de e-mail em um prazo de 40 a 90 dias, recebido esse documento é só fazer a impressão e andar com ele quando necessário. A validade do CR -CAC é de 10 anos.

IMPORTANTE!

Para o envio via e-mail ou whatsapp é necessário que a documentação seja digitalizada de preferência em um aparelho de scanner ou impressora multifuncional,

a digitalização também pode ser feita pelo celular através de algum aplicativo próprio para isso, nós sugerimos o CAMSCAN.

Evite nos enviar fotos dos documentos pois nós precisaremos imprimir e enviar ao Detran/SP uma cópia fiel e colorida dos documentos solicitados. Documentos ilegíveis podem acarretar em processos devolvidos e atrasos na liberação do bloqueio.

Ainda tem Dúvidas?

não se preocupe, entre em contato conosco pelos telefones abaixo ou clique no botão para nos enviar um whatsapp

Atendimento:

Em função do Covid-19 nosso atendimento se dá online através de e-mail, chat, whatsapp e messenger do facebook.

(11) 2743-3589 / (11) 2741-2295
Whatsapp (11) 97955-1221
contato@trdespachante.com.br
Trancinha Despachante
Av. Itaquera, 2575
Jardim Maringá - 03526-000
São Paulo / SP


Seg. à sex. das 08:00 as 18:00
Sábado das 09:00 ao 12:00
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
Voltar a Págin Home

clique  para  
voltar à página

                                     principal

Credenciado