Veículo sinistrado basicamente é um veículo que sofreu algum tipo de avaria seja ela colisão, alagamento/enchente ou roubo e furto.
Existem 3 tipos de sinistros atualmente na legislação brasileira, são eles:
PEQUENA MONTA: Classificação leve onde a colisão não afetou nenhuma parte estrutural importante do veículo sendo necessário trocar somente peças de carcaça. Também são tratados como pequena monta veículos vendidos em leilão provenientes de financiamento/ busca e apreensão.
Esse tipo de sinistro não consta no documento do veículo, sendo necessária uma pesquisa cautelar em empresa credenciada especializada para conseguir essa informação.
"apesar de melhor aceitos pelo mercado de compra e venda é bom ficar atento ao adquirir um veículo pequena monta, eles não passam pela vistoria CSV - INMETRO (Certificado de Segurança Veícular) emitido por empresa ITL - Instituição Técnica Licenciada pelo Inmetro.
MÉDIA MONTA: Essa classificação não abrange somente colisões podendo um veículo média monta ser de enchente, roubo e furto (neste caso remarcado) ou colisão.
No caso de enchente são veículos vendidos em leilão onde a água geralmente não ultrapassou o voltante e não comprometeu a caixa de fusíveis e itens do painel do veículo.
No caso de média monta de veículos colididos são veículos que tiveram poucos danos em sua parte estrutural, sendo assim passíveis de conserto e rodagem mediante a rígidos testes feito por empresas ITL credenciadas pelo INMETRO. Não necessariamente são vendidos em leilão, podendo ser bloqueados como média monta veículos que se envolveram em acidente em estradas ou avenidas e que tenham feito Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (B.O.A.T).
Para a liberação do bloqueio são necessários envio de alguns documentos que comprovem a compra de peças, funilaria e pintura além da inspeção de segurança já mencionada aqui anteriormente.
GRANDE MONTA: Tratados também como SUCATA. São veículos irrecuperáveis, ou seja, tiveram grande avaria estrutural ou elétrica não tendo possibilidade de reparo. São classificados como sucata não só veículos colididos mas também veículos de enchente onde a água afetou acima do painel, sendo um reparo muito caro e praticamente inviável.
Apesar de ser tratado como irrecuperável em muitos casos o bloqueio de GRANDE MONTA é colocada de forma errada pelo Policial que faz o B.O.A.T (já mencionado na Média Monta) e um veículo média acaba virando grande.
É possível fazer essa reclassificação mediante a apresentação de diversos documentos, dentre eles um laudo chamado LAUDO DE RECUPERABILIDADE onde um engenheiro mecânico faz uma inspeção no veículo e se ele julgar recuperável, através deste laudo e de outros documentos, é possível solicitar ao DETRAN uma reclassificação de grande para média monta.
Esse serviço só é possível em veículos que forem julgados GRANDE MONTA por B.O.A.T, veículos que são vendidos em leilão por companhia seguradoras como SUCATA não podem exigir essa reclassificação, pois, foram dados como irrecuperáveis por engenheiros mecânicos cadastrados nas seguradoras.
Vale ressaltar que diariamente são comercializados muitos carros MÉDIA ou GRANDE MONTA como se nunca houvesse passado por um sinistro, isso porque as pessoas preferem veículos que não tenham nenhuma restrição em seu documento, porém elas não sabem que se um veículo der grande monta na estrada e não for feito B.O, ele não terá nenhuma anotação em seu documento, sendo muitas vezes reparado de qualquer forma e vendido como um veículo íntegro.
Nos casos dos veículos que já constam o sinistro/recuperado no documento, você pode ter a segurança de que OBRIGATORIAMENTE esse veículo passou em uma empresa ITL homologada pelo Inmetro onde foi verificado todos os itens de segurança do veículo como testes em freios, suspensão, iluminação, cintos de segurança, airbags, emissão de fumaça entre outros.
Espero que esse artigo tenha ajudado a termos um melhor entendimento do que são veículos sinistrados.